sexta-feira, 12 de março de 2010

Coração: um amigo...um bandido. Quem te conhecerá?

"...Amor é o que se aprende no limite,depois de se arquivar toda a ciência herdada, ouvida. Amor começa tarde." Carlos Drummond de Andrade


Um casulo se forma, então após dias surge um lindo ser, força, força, até que sai voando com toda a intensidade possível, suas asas estampam sorrisos, olhares, sonhos e realizações. Uma mulher acorda seu marido desesperadamente, ele pega a bolsa preparada com antecedência, às chaves do carro e a ajuda a entrar, vão logo ao hospital e vêem uma vida emanando do interior da mãe. Uma linda noite estrelada se inicia a beira do lago que banha a lua, um jovem casal abraça-se e ele estende um anel na direção da jovem surpresa, que faz sua felicidade ser notada pelas lágrimas que banham seu sorriso.
Momentos simples e únicos, grandes acontecimentos particulares. O que faz esses momentos se tornarem tão importantes? O que torna isso inesquecível?
Não há resposta! Mas uma justificativa plausível: AMOR. Definir o amor após ilustrar esses momentos é menos complicado, mas ainda assim embaraçoso.
Vir-se em outra pessoa, é amor, cuidar de alguém, é amor, trabalhar, é amor, trocar frauda, é amor, aceitar uma canção em voz desafinada, é amor, visualizar beleza, é amor, comprar remédio, é amor, usar perfume, é amor, comprar aliança, é amor, cortar as unhas, é amor, pintar o cabelo, é amor, estudar, é amor, descascar batatas, é amor, viver, é amor.
Há quem ache que não ama, e quem ache que não é capaz de tal ato. Há quem ama sem saber. Há quem esconde o amar. Há quem tenta amar. Há quem aceita o amor, e há quem suporta o amor. Há amores reprimidos, e liberdade para amar.
O amor Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba. (1º Cor. 13, 4-8)
Amar é um mistério, é apenas sentir e pronto, se ama. Não há um meio de induzir o amor, apenas acontece, e não há controle sobre isso. Assim como, não há controle sobre o ódio. O que é o ódio se não o inverso do amor? E afinal, o que é o amor?
Quarenta e oito horas após a borboleta conquistar sua liberdade, suas asas perdem a força, sua vida esgota-se, e é levada pelas correntes de vento. Trinta anos após seu nascimento, o filho prepara com carinho e dor o velório de seus pais, que morreram juntos. Quatro meses após o noivado, a noiva lança o anel no peito dele, e some.
Pode-se não ter uma resposta sobre o que é Amor, mas, sabe-se que Amor é o que move o mundo. Nem que seja amor transformado em ódio, ou amor ao dinheiro. Amor é a essência da vida, e nem na morte se acaba.
João Lucas Cruz Castanho

1 comentários:

Unknown disse...

Parabens Joãao, amei o texto. voce escreve muito bem. Nuunca deixe esse dom passar, aproveite-o. Gé