sexta-feira, 16 de julho de 2010

Tic tac da dor.

"Os dias talvez sejam iguais para um relógio, mas não para um homem." (Marcel Proust)

Não há melhor remédio que o tempo. Pois eu discordo.

Inicialmente considera-se uma hipótese, apenas depois de aprovada é que se pode ter como uma teoria. Como eu a aprovei, esta é minha teoria.

Quem é que nunca ouviu “o tempo cura toda dor” naqueles momentos em que nada é pior do que saber que terá de esperar o tempo passar para que as coisas voltem ao normal. Pois bem, não desprezo a ação do tempo. É um fator primordial, pois com o passar a dor ameniza, na verdade aprende-se a conviver com ela, dificilmente pára de doer, mas é uma adaptação, para suportá-la.

Li a seguinte afirmação: O tempo não cura nada, ele apenas desloca o incurável do centro das atenções. Concordei plenamente, a achei esclarecedora para o que eu vinha pensando. Quando se afirma que apenas desloca, dá-nos a possibilidade de resgatarmos, ou seja, mexermos nessa dor. Aí sim é que considero a cura.

Alguém foi humilhado na frente de todos os seus colegas de departamento por uma pessoa que você, e a maioria, consideravam desprezível, porém é de um cargo acima, apenas o que se pode fazer é baixar a cabeça e sentir a dor. Por que não dizer que sofreu uma decepção amorosa. Com o tempo a dor ameniza-se, mas se algo relacionado a esses assuntos surgir vem à tona a lembrança dessas dores.

Após ser humilhado, esse alguém, passa a estar mais tímido e com dificuldades de falar em público novamente, até que um dia, outro alguém de um cargo acima o aceita, afirmando e ajudando com que essa dor seja cicatrizada. Um novo amor surge, e com toda compreensão o ajuda a transpor o que se tornara um medo. Não digo que praticaram atos de amor, com pena, mas fizeram a coisa certa, tocaram no ponto crucial.

Toda ação segue de uma reação. Digamos que a reação não ocorra. Para moldar a lataria amassada de um carro é preciso que se bata no mesmo lugar, mas do lado oposto. Aí acredito que esteja o segredo, o lado oposto. Se for traído, precisa ser amado, se foi humilhado precisa ser afirmado. A cura vem quando a ferida é resgatada e limpa, põe-se o curativo, e cicatriza-se. O antídoto para uma picada de cobra é feito do seu próprio veneno, mas com efeito contrário. Como usar antônimos.

Logicamente as coisas não são tão simples assim, toda dor trás consigo uma lição. É a lição que nunca se esquece, ou que não deveria ser esquecida, pois pode ajudar a prevenir novas feridas.

Espero que tenham entendido minha “teoria”, talvez não concordem. É uma questão de vivência.

2 comentários:

deh disse...

Sua teoria faz todo o sentido.. gostei muito!

Unknown disse...

É maravilhoso Juuh..Eu concordo plenamente. Parabéns!